Notícias

Iscte • 26 ago 2024
Iscte esgota todas as vagas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso
iscte frente

O Iscte é a única Universidade que esgotou todas as vagas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso e a maioria dos estudantes escolhe o Iscte em primeira opção.

Após ter registado o maior aumento de vagas para o Concurso Nacional de Acesso (CNA) face ao ano passado, o Iscte preenche todas as vagas na 1.ª fase, registando o maior crescimento a nível nacional e mantendo a sua posição pioneira. Foi a única Universidade que ficou sem vagas sobrantes para a segunda fase, tendo sido a que mais vagas aumentou em todo o país face a 2023.

Destaca-se especialmente o Iscte-Sintra, que, em apenas três anos de vida, teve um aumento de 41,5% das vagas, não tendo ficado nenhuma por preencher. No total, as Licenciaturas do Iscte-Sintra vão ser frequentadas por mais de 720 estudantes. Face a este crescimento, Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte, reforça o compromisso de construir um novo edifício no Campus de Sintra ao longo dos próximos anos.

O Iscte ficou também em segundo lugar no Índice de Força, com 152,24% pontos. Este é o indicador que mede a relação entre as vagas preenchidas e as primeiras escolhas dos estudantes, demonstrando que a maioria dos estudantes coloca o Iscte em primeira opção no momento da candidatura ao Ensino Superior.  

“O Iscte continua a afirmar-se como uma escola excecional para os alunos de licenciatura, sendo procurada, ano após ano, por estudantes de todo o país”, Maria de Lurdes Rodrigues.

A Reitora do Iscte refletiu sobre acesso ao Ensino Superior em Portugal em entrevista à RTP 3: rtp.pt/play/p12707/e790815/3-as-18 (16’20’’).