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Internacional • 13 jun 2023
Iscte Business School volta a integrar Positive Impact Rating
PIR 2023

O compromisso com o seu impacto e o apoio dado aos estudantes foram parâmetros destacados no Positive Impact Rating. “Estes resultados representam o reconhecimento dos estudantes em relação ao trabalho diariamente desenvolvido na Iscte Business School”, afirma a Dean, Maria João Cortinhal.

A Iscte Business School (IBS) está entre as  escolas de gestão do mundo que impactam positivamente a sociedade, segundo uma avaliação feita pelos próprios estudantes. Considerada pelo terceiro ano consecutivo como uma escola “transformadora” – designação equivalente ao quarto nível de cinco –, a IBS conquistou 7,7 pontos no Positive Impact Rating – PIR. Na quarta edição deste rating internacional participaram mais de 12 mil estudantes de 75 escolas de 25 países.


“Estes são excelentes resultados porque representam o reconhecimento dos estudantes em relação ao trabalho diariamente desenvolvido pelo corpo docente e não docente da Iscte Business School”, afirma Maria João Cortinhal, Dean da IBS. “É a terceira vez consecutiva que conquistamos uma avaliação integrada no quarto nível, o que nos incentiva a continuar a apostar na qualidade das nossas formações de forma a valorizar cada vez mais o currículo dos nossos alunos”.


Este ano participaram 127 estudantes da IBS num questionário dinamizado pelo Iscte Junior Consulting. O inquérito incluiu 20 questões sobre sete dimensões integradas em três áreas: Energizing, que avalia a visão dos estudantes sobre a gestão da instituição, Educating, que se refere aos métodos de ensino e à oferta formativa, e Engaging, referente ao seu modelo e ao seu reconhecimento público.


Na área Energizing a Iscte Business School conquistou 7,8 dos 10 pontos possíveis. Dividida em duas subcategorias, na primeira os estudantes responderam a questões sobre a “governação” da escola, enquanto a segunda avaliou a sua

“cultura”. Foi avaliada com 7,6 pontos na área Educating, que inclui “programas”, “métodos de ensino e “apoio aos alunos”, onde se evidencia com uma avaliação superior à média nesta subcategoria. A IBS destaca-se ainda na categoria Engaging, na qual alcançou 7,7 pontos, uma classificação superior à média de 7,5. Esta área inclui “a escola como modelo a seguir” e “envolvimento público”.


O rating reconhece no seu relatório que a Iscte Business School “tem vindo a registar uma melhoria anual da classificação do PIR, o que revela um reconhecimento crescente dos esforços da escola por parte dos alunos”. É ainda referido como exemplo deste esforço “o desejo da escola de fazer corresponder as tarefas académicas aos desafios da sociedade”.


Com o propósito de avaliar de que forma contribuem as escolas de gestão para a resolução de desafios que a sociedade enfrenta e como contribuem para a mudança, o PIR foi criado por peritos de instituições de ensino superior da área da economia, finanças e ciências empresariais, em conjunto com Organizações Não Governamentais. O rating é apoiado por associações internacionais: AIESEC, Net Impact, VIVA Idea, The Institute for Business Sustainability Foundation e a Fehr Advice.