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A avaliação das escolas de gestão foi feita pelos estudantes das próprias instituições e divulgada pelo Positive Impact Rating. A Iscte Business School distinguiu-se nos parâmetros que avaliam a gestão e a cultura da escola e enquanto modelo de boas práticas e envolvência com a comunidade.
A Iscte Business School destacou-se na edição de 2021 do Positive Impact Rating (PIR), que avalia o impacto social das instituições de ensino superior na área da sustentabilidade. Segundo os resultados apresentados no UN PRME Global Forum, a escola de gestão do Iscte alcançou o Nível 4 (em 5) do PIR, o que lhe garantiu a classificação de “Escola Transformadora”. Esta é uma distinção atribuída a universidades que possuam uma cultura de impacto positivo incorporada na sua gestão e sistemas e onde se enquadram outros estabelecimentos internacionais de elevada reputação, como a ESADE Business School (Espanha), a Aalto University School of Business (Finlândia) ou a Maastricht University School of Business and Economics (Holanda).
O PIR consiste num rating realizado por estudantes e para estudantes. “A participação no PIR demonstra a importância que a Iscte Business School atribui à voz da sua comunidade estudantil”, afirma Maria João Cortinhal, diretora da Iscte Business School. “Não há ninguém mais apto que os nossos próprios estudantes para avaliar a forma como a Escola lida com desafios sociais e sustentáveis e os prepara para se tornarem líderes empresariais responsáveis”.
Através de um questionário, os estudantes responderam a 20 perguntas em sete dimensões de impacto e que se enquadram em três áreas: “Energizing”, “Educating” e “Engaging”. A pontuação geral do PIR foi depois utilizada para posicionar as universidades em cinco níveis, que se referem ao estágio de desenvolvimento da escola em matéria de sustentabilidade.
A recolha dos dados foi realizada pela ISCTE Junior Consulting. No total, foram reunidas 255 respostas de estudantes da Iscte Business School. “A ISCTE Junior Consulting fez a distribuição dos questionários e a monitorização das respostas de forma a garantir a elegibilidade da participação neste rating”, afirma Sofia Lopes, a diretora de Gestão e Estratégia da ISCTE Junior Consulting no período de recolha das opiniões dos estudantes.
Com uma pontuação global de 7,5 em 10, a Iscte Business School atingiu resultados iguais ou acima da média global nas categorias avaliadas: 7,8 na categoria “Energizing” (onde se avaliam dimensões como a gestão e a cultura da Escola), 7,3 na categoria “Educating” (onde são analisados os métodos de ensino, oferta formativa e apoio aos estudantes) e 7,4 na categoria “Engaging” (onde se enquadram a perceção da Escola enquanto modelo de boas práticas e a sua envolvência com a comunidade).
Segundo Katrin Muff, presidente da Positive Impact Rating Association, “o PIR foi desenvolvido como uma ferramenta para melhorar e transformar a educação empresarial. Permite que as universidades entendam o que é um impacto positivo para a sociedade, segundo os seus estudantes. O PIR destaca o potencial de melhoria, mesmo para universidades líderes”.
O PIR foi criado por especialistas em conjunto com ONGs globais, como a WWF, Oxfam e o Pacto Global da ONU. As associações internacionais de estudantes oikos, AIESEC e Net Impact também integram o PIR, que é apoiado por organizações como a VIVA Idea e a Fehr Advice.
Pode consultar o relatório completo do Positive Impact Rating neste link.