Ana Sofia Viegas de Oliveira Francisco
- Perfil
- Atividades Académicas
- Atividades Científicas
- Outras Atividades
- Saúde ocupacional
- Burnout
- Bem-estar
- Clima organizacional
Tipo | Programa | Instituição | Ano |
---|---|---|---|
Pós-graduação | Advanced Specialization in Human Resources Management | Instituto CRIAP | 2025 |
Pós-graduação | Advanced Specialization in Occupational Health: Multidisciplinary Intervention | Instituto CRIAP | 2024 |
Outro tipo de qualificação | Advanced Course in Work and Personal Life Management | Instituto CRIAP | 2023 |
Doutoramento | Doutoramento em Psicologia | Universidade de Lisboa | 2023 |
Pós-graduação | Post-graduate course in Systematic Literature Review and Meta-Analysis | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia | 2023 |
Outro tipo de qualificação | Certified trainer (CCPFC/RFO-41444/22) | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua | 2022 |
Mestrado Integrado | Psicologia | Universidade de Lisboa | 2017 |
Artigos Científicos em Revistas Internacionais
Raimundo, R., Oliveira, S., Roberto, M. S. & Marques-Pinto, A. (2024). Effects of a social-emotional learning intervention on social-emotional competencies and behavioral problems in elementary students amid COVID-19. International Journal of Environmental Research and Public Health. 21 (9), Ciência-IUL
Oliveira, S., Magda Sofia Roberto, Ana Margarida Veiga-Simão & Marques Pinto, A. (2023). Development of the Social and Emotional Competence Assessment Battery for Adults. Assessment. 30 (6), 1848-1869, Ciência-IUL
Oliveira, S., Magda Sofia Roberto, Marques Pinto, A. & Ana Margarida Veiga-Simão (2023). Elementary school climate through teachers’ eyes: Portuguese adaptation of the Organizational Climate Description Questionnaire Revised for Elementary schools. Current Psychology. 42 (28), 24312-24325, Ciência-IUL
Moreira, S., Oliveira, S., Vala, J. , Costa-Lopes, R. & Marques-Pinto, A. (2023). Psychometric assessment of the Physicians’ Job Demands and Resources Scale. Evaluation and the Health Professions. N/A, Ciência-IUL
Nádia Salgado Pereira, Ferreira, P., Ana Margarida Veiga-Simão, Paulino, P., Oliveira, S. & Joaquín A. Mora-Merchán (2022). Aggressive Communication Style as Predictor of Cyberbullying, Emotional Wellbeing, and Personal Moral Beliefs in Adolescence. Psicología Educativa. 28 (2), 111-116, Ciência-IUL
Ana Margarida Veiga-Simão, Oliveira, S., Janete Silva-Moreira & Maria Itália Temudo (2022). Assessing the Efficacy and Social Validity of CriaTivo , a Curriculum-Based Intervention to Promote Self-Regulation of Writing in Portuguese Elementary Education . SAGE Open. 12 (3), 215824402211171, Ciência-IUL
Oliveira, S., Magda Sofia Roberto, Ana Margarida Veiga-Simão & Marques Pinto, A. (2022). Effects of the A+ intervention on elementary-school teachers’ social and emotional competence and occupational health. Frontiers in Psychology. 13, Ciência-IUL
Veiga Simão, A. M., Ferreira, P., Pereira, N., Oliveira, S., Paulino, P., Rosa, H....Trancoso, I. (2021). Prosociality in cyberspace: Developing emotion and behavioral regulation to decrease aggressive communication. Cognitive Computation. 13 (3), 736-750, Ciência-IUL
Joana S. de Carvalho, Oliveira, S., Magda Sofia Roberto, Carolina Gonçalves, José M. Bárbara, Aline F. de Castro...Marques Pinto, A. (2021). Effects of a Mindfulness-Based Intervention for Teachers: a Study on Teacher and Student Outcomes. Mindfulness. 12 (7), 1719-1732, Ciência-IUL
Oliveira, S., Magda Sofia Roberto, Ana Margarida Veiga-Simão & Marques Pinto, A. (2021). A Meta-analysis of the Impact of Social and Emotional Learning Interventions on Teachers’ Burnout Symptoms. Educational Psychology Review. 33 (4), 1779-1808, Ciência-IUL
Oliveira, S., Magda Sofia Roberto, Nádia Salgado Pereira, Marques Pinto, A. & Ana Margarida Veiga-Simão (2021). Impacts of Social and Emotional Learning Interventions for Teachers on Teachers' Outcomes: A Systematic Review With Meta-Analysis. Frontiers in Psychology. 12, Ciência-IUL
Ferreira, P., Ana Margarida Veiga-Simão, Nádia Salgado Pereira, Paulino, P. & Oliveira, S. (2020). Online verbal aggression, social relationships, and self-efficacy beliefs. New Media & Society. 23 (5), 960-981, Ciência-IUL
Rosa, H., Pereira, N., Ribeiro, R., Ferreira, P., Carvalho, J., Oliveira, S....Trancoso, I. (2019). Automatic cyberbullying detection: a systematic review. Computers in Human Behavior. 93, 333-345, Ciência-IUL
Oliveira, S., Janete Silva-Moreira, Ana Lúcia Agostinho & Ana Margarida Veiga-Simão (2019). MACE: Medida de Avaliação da Composição Escrita no ensino básico português. Meta: Avaliação. 11 (33), 569, Ciência-IUL
Marques, J., Oliveira, S., Ferreira, P. & Ana Margarida Veiga-Simão (2019). TRABALHO COLABORATIVO NO 1° CICLO: SUPORTE PERCEBIDO E REGULAÇÃO PARTILHADA. Cadernos de Pesquisa. 49 (171), 204-223, Ciência-IUL
Marques Pinto, A., Oliveira, S., Andrea Santos, Cláudia Camacho, Débora Pires Silva & Mónica Sofia Pereira (2019). Does Our Age Affect the Way we Live? A Study on Savoring Strategies Across the Life Span. Journal of Happiness Studies. 21 (4), 1509-1528, Ciência-IUL
Livros
Veiga-Simão, A. M., Ferreira, P.C., Pereira, N. S., Oliveira, S., Martins, M. J., Cardoso, A....Francisco, S. (2024). Com@Viver sem (cyber)bullying: referencial de formação. Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa., Ciência-IUL
Capítulos de Livros
Ana Margarida Veiga-Simão, Ferreira, P., N. Pereira & Oliveira, S. (2019). ComViver: Promover comportamentos pró-sociais. Investigação e intervenção no âmbito do cyberbullying. In F. F. Michelon (Ed.), A universidade do encontro e da inclusão. Conferência e mesas da 4ª SIIEPE . (pp. 36-47).: Universidade Federal de Pelotas., Ciência-IUL
Oliveira, S., Joana S. de Carvalho & Marques Pinto, A. (2019). Programa Atentamente: Efeitos no bem-estar pessoal e profissional dos professores. In Mindfulness em contexto educacional . (pp. 41-52). Lisbon: Coisas de Ler., Ciência-IUL
Comunicações Publicadas em Acta de Conferências
Oliveira, S., Cardoso, A., Silva-Moreira, J., Marques-Pinto, A. & Veiga-Simão, A. M. (2022). O papel do clima organizacional no desenvolvimento de burnout em professores do 1º ciclo. In Educação e idades da vida - Problemáticas de investigação e desafios na sociedade contemporânea. Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal . (pp. 484-492). Lisboa: AFIRSE Portugal & Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., Ciência-IUL
Veiga-Simão, A. M., Frison, L., Oliveira, S., Jardim, J., Seabra, T., Basílio, L....Paulino, P. (2016). Estudantes universitários em situação de insucesso: Estratégias de autorregulação utilizadas e percebidas como importantes. In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da psicologia e educação motivação para o desempenho académico . (pp. 404-417). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa., Ciência-IUL
Edição de livro científico
Veiga-Simão, A. M., Ferreira, P.C., Pereira, N. S., Oliveira, S., Francisco, S. & Gomes, S. (2024). Com@Viver sem (cyber)bullying: Um guia para trabalhar com crianças e jovens . Lisboa. Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa., Ciência-IUL
Comunicações internacionais
Convidado
Oliveira, S., Roberto, M. S., Marques-Pinto, A. & Veiga-Simão, A. M. (2022). Eficácia do programa de aprendizagem social e emocional para professores portugueses do 1º ciclo “A+”: Um estudo de caso. 2º Congresso Internacional sobre Literacias do Século XXI., Ciência-IUL
Ferreira, P.C., Veiga-Simão, A. M., Oliveira, S., Pereira, N. & Paulino, P. (2021). Decreasing aggressive communication in cyberbullying through emotion and behavioral regulation. X International Conference on Psychology and Education CIPE 2021., Ciência-IUL
Agostinho, A. L., Oliveira, S., Temudo, I. & Frison, L. (2019). O CriaTivo: Promoção de estratégias de autorregulação na escrita em Portugal e no Brasil . II Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada: Perspetivas e desafios para a formação e a intervenção., Ciência-IUL
Silva-Moreira, J., Oliveira, S. & Veiga-Simão, A. M. (2018). Projeto CriaTivo: motivação em forma de aventura. III Jornadas de Reflexão para o Sucesso Educativo do Agrupamento de Escolas Moinhos de Arroja., Ciência-IUL
Painel / Poster
Ferreira, P., Pereira, N., Francisco, Sofia, Oliveira, S., Souza, S., Paulino, P....Veiga-Simão, A. M. (2022). Detecting hate speech and cyberbullying using natural language processing. 16th International Conference on Digital Innovation and Development., Ciência-IUL
Oliveira, S., Marques-Pinto, A. & Veiga-Simão, A. M. (2019). Social and Emotional Learning Interventions for Teachers: A systematic review of the impacts on personal and professional outcomes. 3rd International Conference of University of Albany and University of Coimbra. Innovations in Psychology Across Cultures: Exploration and Opportunities., Ciência-IUL
Veiga-Simão, A. M., Oliveira, S., Ferreira, P., Sacadura, J. & Silva, S. (2019). Com :) Viver: promoting socio-emotional learning through teachers action research in primary education. CARN-ALARA 2019 Conference. Imagine Tomorrow: Practitioner Learning for the Future., Ciência-IUL
Carvalho, J. S., Marques-Pinto, A., Pinheiro, A., Amorim, M., Cadima, J., Leal, T....Castro, A. (2018). Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: a study on teacher and classroom outcomes. International Conference on Mindfulness, Amsterdam, Netherlands., Ciência-IUL
Veiga-Simão, A. M., Pereira, N., Oliveira, S., Ferreira, P. & Paulino, P. (2018). ComViver app: promoting pro-social behavior online. 17th European Conference on Cyber Warfare and Security, Oslo, Norway., Ciência-IUL
Santos, R, Figueira, C., Duarte, C., Oliveira, S., Afonso, A., Santos, L....Pinto, R. (2016). Supporting the transition and adaptation to a higher education: Building bridges between high school and university. International Applied Military Psychology Symposium, Oporto, Portugal., Ciência-IUL
Apresentação oral
Oliveira, S., Roberto, M. S., Veiga-Simão, A. M. & Marques-Pinto, A. (2024). Unlocking adults’ social and emotional competence assessment: Psychometric validation of the SECAB-A. European Conference of Personality 2024., Ciência-IUL
Costa, S., Coyle-Shapiro, J. A. M. & Oliveira, S. (2024). Enablers and Consequences of Exploitative Working Relationships in Healthcare Sector. Academy of Management., Ciência-IUL
Oliveira, S., Carvalho, J. S., Roberto, M. S., Veiga-Simão, A. M. & Marques-Pinto, A. (2023). Empowering educators: The impact of an online sel intervention on teachers’ occupational health . 2023 SEL Exchange: Leaders as Learners., Ciência-IUL
Santos, A., Carvalho, J. S., Oliveira, S. & Marques-Pinto, A. (2023). Autocuidado em agentes educativos de crianças do pré-escolar e primeiro ciclo. Jornada de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia 2023., Ciência-IUL
Carvalho, J. S., Oliveira, S., Raimundo, R., Correia, K. & Marques-Pinto, A. (2023). Effects of a Mindfulness-Based Intervention for Teachers: A Study on Teacher and Student Outcomes . 2023 SEL Exchange: Leaders as Learners., Ciência-IUL
Oliveira, S., Roberto, M. S., Veiga-Simão, A. M. & Marques-Pinto, A. (2022). Impacts of a social and emotional learning intervention on elementary-school teachers’ personal and professional outcomes . 15th European Academy of Occupational Health Psychology Conference., Ciência-IUL
Oliveira, S., Roberto, M. S., Marques-Pinto, A. & Veiga-Simão, A. M. (2022). Desenvolvimento de um programa de aprendizagem social e emocional para professores: Avaliação de necessidades e estudo piloto . Porto International Conference on Research in Education 2022., Ciência-IUL
Oliveira, S., Roberto, M. S., Marques-Pinto, A. & Veiga-Simão, A. M. (2022). Validation of a social and emotional learning intervention for teachers: The role of school climate and implementation quality. European Conference of Personality 2022., Ciência-IUL
Oliveira, S., Silva-Moreira, J., Veiga-Simão, A. M. & Marques-Pinto, A. (2021). Impacto do estado de emergência pela COVID-19 na perceção de clima organizacional e sintomas de burnout em professores do 1º ciclo . XXVIII Colóquio AFIRSE Portugal: Educação e Idades da Vida. Problemáticas de investigação e desafios na sociedade contemporânea., Ciência-IUL
Silva-Moreira, J., Rodrigues, J. S., Oliveira, S., Veiga-Simão, A. M. & Ferreira, P. C. (2021). A aprendizagem autorregulada na Educação Pré-escolar: processos de avaliação . XXVIII Colóquio AFIRSE Portugal: Educação e Idades da Vida. Problemáticas de investigação e desafios na sociedade contemporânea., Ciência-IUL
Ferreira, P.C., Veiga-Simão, A. M., Pereira, N. S. & Oliveira, S. (2021). Moral (dis)engagement: the risk and protective factors in cyberbullying. X International Conference on Psychology and Education CIPE 2021., Ciência-IUL
Oliveira, S., Roberto, M. S., Marques-Pinto, A. & Veiga-Simão, A. M. (2020). Reducing in-service teachers’ burnout through social and emotional learning interventions: A meta-analysis . 14th European Academy of Occupational Health Psychology Conference., Ciência-IUL
Oliveira, S., Marques-Pinto, A. & Veiga-Simão, A. M. (2020). Compreender o clima organizacional das escolas portuguesas de 1º ciclo para promover o bem-estar docente. XXVII Colóquio AFIRSE Portugal: Educação e Bem-Estar., Ciência-IUL
Oliveira, S., Marques-Pinto, A. & Veiga-Simão, A. M. (2019). Desenvolvimento profissional de professores para a promoção de competências socioemocionais: Revisão sistemática. V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde., Ciência-IUL
Oliveira, S., Ferreira, P.C. & Veiga-Simão, A. M. (2019). Com:)Viver no 1º Ciclo: Promoção de comportamentos pró-sociais através da formação de professores . IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores., Ciência-IUL
Oliveira, S., Carvalho, J. S. & Marques-Pinto, A. (2018). Effects of a mindfulness-based intervention for teachers on teachers’ social and emotional competencies, burnout and well-being. 13th European Academy of Occupational Health Psychology Conference., Ciência-IUL
Silva-Moreira, J., Malpique, A., Agostinho, A. L., Oliveira, S., Carvoeiro e Cabaço, S., Fernandes, T....Veiga-Simão, A.M. (2018). Portuguese writing instruction as an adventure: CriaTivo project . Sig Writing 2018 – 16th international conference of EARLI special interest group on writing., Ciência-IUL
Pereira, N., Veiga-Simão, A. M., Ferreira, P. & Oliveira, S. (2018). Using Twitter: How cyberbullying may determine what adolescents share online . 5th European Conference on Social Media., Ciência-IUL
Pereira, N. S., Oliveira, S., Paulino, P., Ferreira, P.C., Rosa, H., Ribeiro, R....Veiga-Simão, A. M. (2018). ComViver Online application: Development of a digital intervention to regulate adolescents’ behavior in cyberbullying events. V Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2018., Ciência-IUL
Rosa, H., Ribeiro, R., Carvalho, J. P., Coheur, L., Trancoso, I., Pereira, N. S....Veiga-Simão, A. M. (2018). Automatic cyberbullying detection in social networks from scratch. V Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2018., Ciência-IUL
Marques-Pinto, A., Carvalho, J. S., Oliveira, S., Gonçalves, C., Pereira, R., Bárbara, J....Castro, A. (2018). Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: a study on teacher and classroom outcomes . 12th BIAL Foundation Symposium: Behind and Beyond the Brain., Ciência-IUL
Oliveira, S., Veiga-Simão, A.M., Ferreira, P.C. & Pereira, N. S. (2018). Cyberbullying and verbal aggression: the mediating effect of relationships and self-efficacy beliefs . 17th European Conference on Cyber Warfare and Security., Ciência-IUL
Carvalho, J. S., Marques-Pinto, A., Oliveira, S. & Gonçalves, C. (2017). Effects of a mindfulness-based intervention for teachers: A study on teacher and student outcomes. 6th International Congress on Emotional Intelligence., Ciência-IUL
Comunicações nacionais
Convidado
Oliveira, S. (2021). Como estão os professores a perceber as mudanças na educação atual? . Webinar Uma nova educação: Os desafios de hoje e a mudança de amanhã., Ciência-IUL
Carvalho, J. S., Marques-Pinto, A. & Oliveira, S. (2018). Efeitos do Programa Atentamente no bem-estar pessoal e profissional dos professores . Mindfulness & Compaixão: Contributos da evidência científica para a prática em contexto educacional., Ciência-IUL
Oliveira, S. & Pereira, N. (2017). O cyberbullying em Portugal: Análise temática de perceções dos adolescentes. I Encontro Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem., Ciência-IUL
Marques, J. & Oliveira, S. (2017). Com:)Viver, no 1º ciclo: Um programa de intervenção em contextos de bullying e cyberbullying para o 1º Ciclo do Ensino Básico. I Encontro Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem., Ciência-IUL
Painel / Poster
Oliveira, S., Roberto, M. S., Veiga-Simão, A. M. & Marques-Pinto, A. (2022). Promoting teachers’ occupational health through “A+” an online social and emotional learning intervention: A case study. Encontro Ciência 22., Ciência-IUL
Oliveira, S., Cardoso, A., Roberto, M. S., Veiga-Simão, A. M. & Marques-Pinto, A. (2021). Being an elementary school teacher in Portugal: What are the main risk and protection factors to teachers' occupational health?. Encontro Ciência 2021 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal., Ciência-IUL
Oliveira, S., Roberto, M. S., Marques-Pinto, A. & Veiga-Simão, A. M. (2019). Effects of Social and Emotional Learning interventions for teachers: Main results of a meta-analysis. Ciência 2019 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal., Ciência-IUL
Veiga-Simão, A. M., Agostinho, A. L., Silva-Moreira, J., Marques, J., Oliveira, S. & Fernandes, T. (2017). CriaTivo: Promoção de estratégias de autorregulação na escrita. II Encontro dos Psicólogos do Sul, Lisbon, Portugal., Ciência-IUL
Veiga-Simão, A. M., Oliveira, S., Marques, J., Silva-Moreira, J., Agostinho, A. L. & Fernandes, T. (2017). CriaTivo: A escrita em forma de aventura. V Seminário – Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, Lisbon, Portugal., Ciência-IUL
Gonçalves, C., Oliveira, S., Almeida, B., Marques, M., Correia, V. & Gonçalves, M. D. (2016). Dificuldades dos bons alunos. III Encontro IDEA - Dificuldades na Aprendizagem: Práticas de avaliação e intervenção, Lisbon, Portugal., Ciência-IUL
Apresentação oral
Costa, S., Coyle-Shapiro, J. A. M. & Oliveira, S. (2024). Exploitative working relationships in healthcare. Dialogues in Organizational Behavior., Ciência-IUL
Oliveira, S., Roberto, M. S., Veiga-Simão, A. M. & Marques-Pinto, A. (2022). Eficácia do programa A+ na promoção de competências sociais e emocionais e saúde ocupacional docente . Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia 2022., Ciência-IUL
Organização e coordenação de eventos
Jornadas de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia 2023 [Young Investigators' Event at the Faculty of Psychology 2023], (2023), Membro de comissão organizadora de evento científico
2º Encontro Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem [2nd Meeting Cyberbullying: The regulation of behavior through language], (2019),
2º Encontro Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem [2nd Meeting Cyberbullying: The regulation of behavior through language], (2019), Membro de comissão organizadora de evento científico
2º Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada: Perspetivas e desafios para a formação e a intervenção [2nd Luso-Brazilian Meeting on Self-Regulated Learning: Perspectives and challenges for training and intervention], (2019), Membro de comissão organizadora de evento científico
Mindfulness & Compaixão: Contributos da evidência científica para a prática em contexto educacional [Mindfulness & Compassion: Contributions of scientific evidence for practice in educational settings], (2018), Membro de comissão organizadora de evento científico
1º Encontro Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem [1st Meeting Cyberbullying: The regulation of behavior through language], (2017),
1º Encontro Cyberbullying: A regulação do comportamento através da linguagem [1st Meeting Cyberbullying: The regulation of behavior through language], (2017), Membro de comissão organizadora de evento científico
14th European Conference on Psychological Assessment, (2017), Membro de comissão organizadora de evento científico