Gestão
Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Análise de Dados
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Contabilidade Avançada
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia e Desenvolvimento Empresarial
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estratégia Financeira da Empresa
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Planeamento e Inovação em Marketing
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Logística e Cadeia de Abastecimento
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidade Curricular em Tpo | 6.0 |
Seminário de Investigação em Gestão
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Gestão
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Trabalho de Projecto em Gestão
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Análise de Dados
No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de seleccionar o método de análise de dados adequado ao problema, objectivo e tipo de dados (OA1), utilizar o software IBM SPSS Statistics para realizar análise de dados (OA2) e interpretar os resultados obtidos da análise de dados realizada (OA3).
CP1: Análise exploratória preliminar dos dados
CP2: Amostragem e reamostragem (Vd Obs. 1)
CP3: Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos (Vd Obs. 2)
CP4: Análise em Componentes Principais
CP5: Análise de agrupamento: Método Hierárquico (de Ward) e não hierárquico (K-Médias)
CP6: Regressão Linear Múltipla (Vd Obs. 3)
Regime de avaliação: ao longo do semestre ou por exame
Ao longo do semestre: Trabalho em grupo (40%) + Teste individual (60%); nota mínima em cada componente da avaliação 9,0
Por exame: Parte I do exame (Teórica-interpretativa) (60%) + Parte II do exame (Prática em SPSS) (40%); nota mínima em cada parte 9,0
Title: Field, A., Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, 4th ed., SAGE, 2018, ,,
Hair Jr, J. et al., Multivariate data analysis: a global perspective, 7th ed, PEARSON, 2014, ,,
Vicente, P., Cardoso, M., Apontamentos de apoio à UC de Análise de Dados do Mestrado de Gestão, 2023, ,,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Mazzocchi, M., Statistics for Marketing and Consumer Research, SAGE, 2008, ,,
Newbold, P. et al., Statistics for Business and Economics, 8th ed, PEARSON, 2013, ,,
Maroco, J., Análise Estatística com o SPSS Statistics, 6ª ed., ReportNumber, 2014, ,,
Laureano, R., Botelho, M.C., SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, Edições Sílabo,, 2010, ,,
Laureano, R.,, Testes de Hipóteses com o SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, Edições Sílabo, 2011, ,,
Reis, E.,, Estatística Multivariada Aplicada, 2ª ed., Edições Sílabo, 2001, ,,
eis, E., Melo, P., Andrade, R., Calapez, T., Estatística Aplicada, vol. 2, 5ª ed., Edições Sílabo, 2003, ,,
Authors:
Reference: null
Year:
Contabilidade Avançada
Objectivos Aprendizagem (OA):
OA1: Interpretar a informação financeira contida nas demonstraçoes financeiras;
OA2: Aplicar critérios de reconhecimento e de mensuração das normas internacionais de relato financeiro (IFRS) às operações económicas das empresas;
OA3: Avaliar os efeitos das transações financeiras e de sustantabilidade nos relatórios divulgados pela empresa
1. Relato financeiro internacional
2. Demonstrações financeiras
3. Reconhecimento de réditos
4. Ativos e passivos financeiros
5. Reporte sobre sustentabilidade empresarial
A nota da avaliação ao longo do semestre é baseada numa escala de 0 a 20 valores e é obtida pela média ponderada de: trabalhos/casos (40%) + teste individual escrito (60%). Para aprovação no curso os estudantes devem obter nota final minima de 10 valores.
Os alunos não aprovados no regime anterior, assim como os alunos que se apresentem para melhoria de nota, serão avaliados em exame. A aprovação no exame requer nota minima de 10 valores.
Title: Alexander, D; Jorissen, A; Hoogendoorn, M.; van Mourik, C.; Kirwan, C.; Inwinkl, P.; Michelon, G., International Financial Reporting and Analysis, 2023, Cengage, 9th edition, ISBN 9781473786820, https://www.cengage.uk/c/international-financial-reporting-and-analysis-9e-alexander-jorissen-hoogendoorn-van-mourik-kirwan-inwinkl-michelon/9781473786820/
Authors:
Reference: null
Year:
Title: IFRS foundation, IASB - International Financial Reporting Standards, 2023, Online via Iscte library resources,
Authors:
Reference: null
Year:
Estratégia e Desenvolvimento Empresarial
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA) :
OA1. Desenvolver conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas.
OA2. Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas
OA3. Introduzir conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias competitivas e corporativas
OA4. Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica
OA5. Desenvolver pensamento crítico
OA6. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
Os conteúdos programáticos (CP) são orientados para alunos licenciados em gestão ou áreas afins e consistem no seguinte:
CP1. Fundamentos de estratégia
CP2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências
CP3. Análise interna da organização
CP4. Análise da envolvente externa
CP5. Estratégias de negócio
CP6. Estratégias corporativas.
CP7. Implementação da estratégia
CP8. Controlo estratégico
Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre )
i. Teste escrito individual 50%
ii. Trabalho de grupo 40%
iii. Relatório do seminário 10%
Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 em cada uma das componentes da avaliação.
Opção 2 (Avaliação por exame)
Aprovação: 10 valores ou superior
Title: Barney, J. & Hesterley S. (2019). Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.
Grant, R. (2021). Contemporary Strategy Analysis, 11th edition, Wiley.
Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021). Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014). Dynamic capabilities vs. innovation capability: Are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), 368-384.
Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000). Dynamic capabilities: What are they? Strategic Management Journal, 21(10/11), 1105-1121.
Gebauer, H. (2011). Exploring the contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), 1238-1250.
Prange, C. & Verdier, S. (2011). Dynamic capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), 126-133.
Riviere, M. & Suder, G. (2016). Perspectives on strategic internationalisation: Developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), 847-858.
Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18(7), 509-533.
Authors:
Reference: null
Year:
Estratégia Financeira da Empresa
No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender a interdependência entre crescimento, financiamento e criação de valor;
2. Caracterizar as principais fontes de financiamento de longo prazo para um negócio;
3. Compreender as diferenças entre os mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios;
4. Determinar as fontes de financiamento mais adequadas ao estádio do ciclo de vida e ao risco da actividade de um negócio;
5. Compreender o modo de funcionamento dos mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios;
6. Entender a interacção entre exposição ao risco e criação de valor.
I Financiamento, Crescimento e criação de valor
a) As políticas financeiras ao longo do ciclo de vida do negócio
b) O financiamento da empresa em crescimento
c) Crescimento criador de valor e crescimento sustentável
d) Fontes de capital
II Mercados de capitais próprios
a) Private equity
i) Friends, Fools & Family
ii) Business Angels
iii) Capital de risco
b) Mercados públicos de acções
i) A decisão de dispersão do capital: processo, custos e benefícios
ii) Ofertas públicas iniciais (IPO)
iii) O efeito subavaliação das IPO: causas e consequências
iv) A rentabilidade a longo prazo do investimento em IPO
v) Ofertas maduras
c) Warrants e convertíveis
III Mercados de capitais alheios
a) Opção entre mercados públicos e privados
b) Obrigações
c) Dívida intermediada
d) Locação financeira
IV Gestão Estratégica do Risco
a) Aversão ao risco, exposição ao risco e valor
b) Gestão da exposição ao risco
c) Aspectos organizacionais
Os alunos podem optar por avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame.
A avaliação ao longo do semestre consiste em:
- Um trabalho de grupo (30% da classificação final)
- Um teste escrito (70% da classificação final)
A avaliação por exame consiste em:
- Um teste escrito (100% na classificação final)
A aprovação na UC depende da obtenção de uma classificação final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.
Title: Brealey, Myers and Allen, Principles of Corporate Finance, 9th edition, Mcgraw-Hill
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Damodaran, Applied Corporate Finance, 4th edition, Wiley
Authors:
Reference: null
Year:
Planeamento e Inovação em Marketing
1. Uma perspectiva teórico/prática do Marketing.
2.Abordagem à gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas (de produto, serviços e corporate) como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos.
3. Compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações.
4.Aquisição de competências de apreciação crítica dos conceitos de comunicações em Marketing numa perspectiva integrada com os outros elementos do marketing mix. Compreensão do papel da marca (produto ou organizacional) na criação de valor.
5. Compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.
Proporcionar o entendimento dos conceitos centrais de marketing, as ferramentas e o relacionamento com as demais funções de gestão.
Principais conteúdos:
1) A organização orientada para o cliente
2) STP aplicado a casos reais
3) Marcas, DNP e Inovação
4) Comunicações de marketing (Inbound e Outbound)
5) Reputação organizacional e competitividade
6) Competitividade das empresas, agregação de valor e o marketing nas exportações
Avaliação periódica:
Trabalho individual (50%). Exame (50%). Nota final mínima de exame 10.
Os alunos que reprovem na avaliação regular possuem 1 época de exame com ponderação de 100%. Os alunos aprovados podem inscrever-se para melhoria na época de recurso.
."Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário"
Title: - Material de apoio disponibilizado/ Course Material provided
- Kotler, P. and Keller, K.L.(2012) Marketing Management, 14th. Edition. Prentice Hall: Upper Saddle River, New Jersey.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: -Ferrel, O.C. and Hartline, M.D. (2011) Marketing Strategy, 5th. Edition. South-western Cengage Learning: Mason
Authors:
Reference: null
Year:
Gestão Estratégica de Recursos Humanos
OA1. Distinguir as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH
OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis promovendo o desempenho individual e organizacional
OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos
CP1. GRH e organizações: das práticas de GRH à performance
CP2. Diferentes tipos de alinhamento: horizontal, vertical e temporal
CP3. O modelo AMO
CP4. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional
CP5. GRH e capacidades dinâmicas: ambidextria, resiliência organizacional; aprendizagem organizacional
CP6. GRH no contexto das fusões, aquisições e reestruturações
CP7. O futuro do trabalho: desafios para a GRH num mundo digitalizado
A avaliação ao longo do semestre implica: um trabalho individual (60%); um trabalho de grupo (40%)
Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).
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A avaliação periódica implica: um trabalho individual (60%); um trabalho de grupo (40%)
Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenham uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).
Title: Wirtz, W. (2020). Organizational ambidexterity: cost-effective service excellence, service robots, and artificial intelligence. Organizational Dynamics, 49, 3, 1-9.
Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons.
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Gratton, L. and Truss, C. (2003). The three-dimensional people strategy: Putting human resources policies into action. The Academy of Management Executive, 17, 3, 74-86.
Gittell, J. (2011). New direction for relational coordination theory. In Cameron & Spreitzer (Eds), The Oxford handbook of positive organizational scholarship. Oxford University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Human Resource Management Journal
The International Journal of Human Resource Management
Human Resource Management Review
Journals
Thusman, M., Smith, W, and Binns, A. (2011). The ambidextrous CEO. Harvard Business Review, June, 75-80.
Stokes, P., Smith, S., Wall, T., Moore, N., Ward, T., Rowland, C., & Cronshaw, S. (2019). Resilience and the (micro-)dynamics of organizational ambidexterity: implications for strategic HRM. International Journal of Human Resource Management, 30(8), 1287?1322.
Seo, M-G. and Hill, N. S. (2005). Understanding the human side of merger and acquisition: An integrative framework. The Journal of Applied Behavioral Science, 41, 1, 422-443.
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Boon, C., Den Hartog, D. N., & Lepak, D. P. (2019). A systematic review of human resource management systems and their measurement. Journal of Management, 45(6), 2498?2537.
Bolton, R.E., Logan, C., & Gittell, J.H. (2021). Revisiting relational coordination: A systematic review. The Journal of Applied Behavioral Science, 57, 290 - 322.
Birkinshaw, J., Zimmerman, A., and Raisch, S. (2016). How do firms adapt to discontinuous change? California Management Review, 58, 4, 36-58.
Birkinshaw, J. and Gibson, C. (2004). Building ambidexterity into an organization. Sloan Management Review, Summer, 47-55.
Bhamra, R., Dani, S., and Burnard, K. (2011). Resilience: The concept, a literature review and future directions. International Journal of Production Research, 49, 18, 5375-5393.
Authors:
Reference: null
Year:
Logística e Cadeia de Abastecimento
OA1: Identificar e descrever conceitos e instrumentos usados em Logística e na Gestão da Cadeia de Abastecimento
OA2: Identificar e analisar as diferentes componentes e funções da estrutura da Cadeia de Abastecimento e, desenvolver e comparar alternativas sustentáveis de criação de valor
OA3: Aplicação dos conceitos adquiridos através da análise crítica de casos reais, exercícios numéricos e de literatura científica da área de conhecimento
CP1: Conceitos e fundamentos da cadeia de abastecimento
CP2: Gestão dos materiais independentes
CP3: Estratégia e concepção da cadeia de abastecimento
CP4: Abordagem dos processos à Gestão da Cadeia de Abastecimento
CP5: Apoio das Tecnologias de Informação
CP6: Gestão de risco na Gestão da Cadeia de Abastecimento
No decurso da UC recorrer-se-á a:
Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência.
-Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação.
- Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e artigos científicos.
? Auto-estudo.
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OPÇÃO 1: Avaliação contínua ao longo do semestre
a) Trabalho de grupo (apresentação e relatório): 40%
b) Participação em aula medida pela assiduidade do FENIX: 10%
Varia linearmente de 100% (2 valores) até 66,7% (mínimo)
c) Teste final: 50%
Assiduidade: Mínima de 2/3
Classificações mínimas: 8.5 valores (trabalho grupo e teste)
Nota final de passagem (mínima): 10 valores
OPÇÃO 2: Exame no final do semestre
Exame final: 100%
Nota final de passagem (mínima): 10 valores
Title: Chopra, S. (2021). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 7th Ed., Pearson.
Christopher, M. (2023). Logistics & Supply chain Management, 6th Ed., Pearson
Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2020). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 13th Edition, Pearson
Krajewski, L. & Malhotra, M. (2022). Operations Management - processes and supply chains, 13th Edition, Pearson
Schroeder, R. (2008). Operations Management. 4th ed. McGraw-Hill Irwin, Boston.
Simchi-Levi, D., Kaminsky, P. & Simchi-Levi, E. (2022). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies, 4th Ed., McGraw Hill, USA.
Slack, N. & Brandon-Jones, A. (2021). Operations and Process Management, 6th Ed., Pearson, UK.
Rushton, A. & Croucher, P. (2022). The Handbook of Logistics and Distribution Management: Understanding the Supply Chain, 7th Ed., Kogan Page, GB.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Blenkhorn, D. L., & Noori, A. H. (1990). What it takes to supply Japanese OEMs. Industrial Marketing Management, 19(1), 21-30.
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Authors:
Reference: null
Year:
Seminário de Investigação em Gestão
OA1. Definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução
OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses
OA3. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo
OA4. Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico
CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2. Processos fundamentais de investigação
Fases de investigação
Revisão de literatura
Formulação do problema
Definição de objectivos de investigação
Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3. Recolha de Dados
Técnicas de recolha de dados
Tratamento de informação secundária
Investigação em ambiente organizacional
CP4. Organização e redacção do relatório
Avaliação ao longo do semestre: - Participação em aula - 20%
- Projecto de Tese - 80%
A nota mínima de aprovação é 10.
O aluno deve ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
Esta UC não tem possibilidade de avaliação por exame.
Title: Gravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann (2022) - Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 6th Edition.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Materiais de apoio fornecidos pelo docente.
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Gestão
1. Definir um problema científico e a sua pertinência
2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação
3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ;
4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados;
5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos;
1. Escrita de introdução e abstract
2. Definição de um problema de investigação
3. Definição de objectivos de pesquisa
4. Revisão de literatura
5. Definição de hipóteses
6. Técnicas de recolha de dados
7. Técnicas de análise de dados
8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
Avaliação:
- Apresentação escrita da dissertação
- Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Title: - Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.
- Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications.
- Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.
- Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall
- Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press
Authors:
Reference: null
Year:
Objetivos
O Mestrado em Gestão apresenta-se como uma opção de continuidade de estudos para todos os licenciados em gestão ou com formação afim e tem como objetivos gerais:
Melhorar o conhecimento dos principais temas na área da Gestão
Desenvolver competências especializadas em temas de interesse profissional, contribuindo assim para a elaboração do projeto/dissertação final
Proporcionar aos alunos métodos de pesquisa, procedimentos e técnicas que permitam que estes desenvolvam o seu projeto de uma forma autónoma
Objetivo 1: Comunicar eficazmente por escrito incluindo os seguintes aspectos: produzir um documento escrito bem estruturado; identificar claramente e comunicar as mensagens-chave relevantes dentro de um documento escrito; exprimir claramente a ligação entre argumentos teóricos e questões práticas específicas; resumir efetivamente ideias e conclusões.
Objetivo 2: Comunicar oralmente de forma eficaz incluindo os seguintes aspectos: selecionar o formato apropriado para um determinado apresentação; demonstrar confiança que a comunicação foi bem preparada; desenvolver e fazer apresentações com impacto.
Objetivo 3: Desenvolver competências de pensamento crítico incluindo os seguintes aspectos: selecionar e interpretar dados relevantes e referências de fontes académicas e não académicas; identificar e debater racionalmente as questões éticas nos negócios e gestão; analisar as questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem suportadas.
Objetivo 4: Compreender os papéis da gestão geral e da gestão estratégica nas organizações, incluindo os seguintes aspectos: compreender e avaliar o papel da estratégia e da gestão estratégica nas organizações, compreender o papel das finanças, do marketing e da logística no processo estratégico.
Objetivo 5: Compreender o papel-chave da GRH na valorização das pessoas como atores principais nas organizações, incluindo o seguinte aspecto: compreender assuntos estratégicos de RH na construção de uma organização de alto desempenho.
Acreditações