Que habilitações necessito?
Condições de acesso
Os candidatos com perfil de estudante internacional podem candidatar-se a este concurso especial desde que sejam:
- Titulares de uma qualificação que, no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no Ensino Superior desse país; deverá ser comprovado que as habilitações detidas garantem o acesso ao ensino superior no país de origem;
- Titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente*;
- Estudantes internacionais que já frequentem o ensino superior, em Portugal ou noutro país, através de transferência ou mudança de curso (regime de mudança de par instituição/curso).
Condições de ingresso
Para ingresso num curso de Licenciatura ou de Mestrado Integrado através do Concurso Especial para Acesso e Ingresso de Estudantes Internacionais, os candidatos internacionais devem demonstrar, cumulativamente:
- Qualificação académica nas áreas do saber requeridas para o ciclo de estudos a que se candidatam;
- Um domínio independente da língua de ensino do ciclo de estudos ao qual se candidatam - nível mínimo B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), não aplicável aos candidatos de países de língua de expressão portuguesa/inglesa, bem como aos candidatos falantes de espanhol/castelhano.
*Habilitações legalmente equivalentes:
Alemanha, Angola, Cabo Verde, Federação Russa, Grécia, México, Moçambique, República Popular da China e Ucrânia - Portaria nº. 224/2006.
África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Guiné-Bissau, Indonésia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Moldávia, Países Baixos, Paquistão, Roménia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Suíça, Timor-Leste, Tunísia, Turquia, Venezuela e Zimbabwe - Portaria nº. 699/2006.